photo 66f082fb-c418-4fec-88b5-e8f77ba3523b_zps392e0d6c.jpg

SOMOS OS EDUCADORES DE APOIO, ATIVOS E INATIVOS, QUE ATUAM OU ATUARAM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO E NOS ÓRGÃOS DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO (SEE): QUADRO DE APOIO ESCOLAR (QAE) E QUADRO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (QSE).

QAE: Assistente de Administração Escolar; Secretário de Escola; Agente de Organização Escolar (AOE); Agente de Serviços Escolares (ASE).

QSE: Executivo Público (EP); Oficial Administrativo (OA); Auxiliar de Serviços Gerais, entre outros.


ESTATÍSTICA: NOS VEJA EM NÚMEROS (clique aqui)


"Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a distância entre o que dizemos e o que fazemos."
Paulo Freire

1583
assinantes
fãs
412
seguidores
artigos
comentários

Informe seu email para receber novos artigos
60

EDITAL GERENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR



Publicado no DOE de 01/02/2012 o Edital de Abertura de Inscrição, que dá início ao Processo de Certificação Ocupacional, para a função de GOE - Gerente de Organização Escolar.


Inscrições:  de 27/02 a 07/03/2012
Agendamento: de 22/03 a 03/04/2012
Exame:       de 09/04 a 09/05/2012
Duração:     03h45min
Efetivo Exercício para o dia do Exame 

Todos os detalhes, confira no próprio Edital. Leia-o com extrema atenção.

Boa sorte a todos (as)! ! !





REVEJA TODO O PROCESSO: GOE: A saga de uma Certificação

Receba nossas atualizações:

60 COMENTÁRIOS/OPINIÕES

Anônimo

É, agora é estudar (passar, cair nas graças da direção) e pronto.

Anônimo

por gentileza gostaria de saber se este concurso para gerente de organização escolar é para cargo efetivo? obrigada

Anônimo

Eu passei no concurso de agente de organização escolar em 2009 porem perdi a chamada sera que eu posso me inscrever para gerente?

Edson F.

Anônimo 3 e 4, sempre se identifiquem, ok!
Participam deste Processo todos os funcionários efetivos ou não que correspondam às exigências do Edital.
Só podem participar, portanto, funcionários lotados na rede, ou seja, que já ingressaram e estão em exercício, desde que com 01 ano de efetivo exercício.
Abraços na alma!

Anônimo

Gostaria de saber se poderei participar do concurso de gerente, pois tenho um ano de exercicio na lei 500/74, de agente de org, mas agora estou efetiva, será que poderei participar?

Adriana

Olá, minha dúvida é: fui secretaria de escola durante quase dois anos, exonerei, fiquei seis meses afastada e voltei faz dois meses como agente de organização. Eu poderei participar deste processo?
Abraços

Solange

Alguem sabe quais vão ser os critério para o Diretor designar o Gerente?

Anônimo

Boa Pergunta, se na escola vários funcionarios forem certificados , deverá ter critérios , pois alguns possuem curso superios por exemplo. Se não tiver o Diretor vai nomear quem ele quiser...

Anônimo

pessoal vejam só prestamos concurso para efetivoooooooo ,o governo chama para temporario,nao estava pagando ferias...deixou-nos para traz no abono gratificação-saresp,sendo que tambem suamos a camisa como todo mundo...e agora nos deixa de fora pra concorrer neste concurso interno...
PARABENS GOVERNADOOOO DE SP
ESSE É NOSSO BRASILZINHO HEM GENTE!!!

Edson F.

Peço a todos que leiam as regras dos comentários e, se possível, se identifiquem.

Anônimo 6,
Ainda não temos esta resposta. Há vários funcionários nesta situação. Assim que tivermos respostas postaremos. Bjs na alma!

Solange,
quem designa o GOE é o Dirigente e não o Diretor. Claro que haverá uma comunicação entre ambos e o peso da palavra do Diretor, penso eu, será decisiva. Bjs na alma!



Adriana,
Também não sabemos se rompimento de vínculo, como citei ao anônimo 6, será impecílio...Surgindo orientações, repassaremos.Abraços na alma!

Andreia B.

Edson F.

Tudo bem?
Pelo que entendi, o Diretor escolhe; e o Dirigente designa. De acordo?

Obrigada

Edson F.

Andreia,
é mais ou menos isso. Não há nada em norma legal que determine quem indicará, critérios etc. O que se tem é que é o Dirigente que designará. Aguardamos instruções para saber como tudo isso se dará. Mas já sabemos o peso da Direção nisso tudo. Bjs na alma...

Anônimo

BOA NOITE EDSON EU APROVEITEI HJ. NESTE SABADO A NOITE E AQUI NA NET 8 ABRIU UM QUADRINHO E EM VEZ DE ABRIR A LISTA DOS COMENTARIOS COM ACONTECE LA NA ESCOLA. APROVEITANDO ESTA QUE O EDITAL SAIU E PARECE QUE VAI SER BEM DIFICIL COM ESTIVÉSSEMO FAZENDO UM NOVO CONCURSO SENDO QUE É APENAS UMA CERTIFICAÇÃO, TALVEZ O GOVERNO QUEIRA QUE NAÕ PASSE QUASE NINGUEM P/ NAÕ TER QUE DESIGNAR EM TODAS ESCOLAS E FAZER ECONOMIA NOS COFRES PUBLICOS, COMO VOU DIZER DEVERIA SER CONCURSO P/ CARGO EFETIVO!!! E P/ QUEM TEM NÍVEL SUPERIOR. OS SUBSTITUTOS NAÕ DEVERIAM PRECISAR NIVEL SUPERIOR
ATT.
ALEXANDR

Edson F.

Alex,
o 'quadrinho' foi uma forma de facilitar os comentários e resolver um problema (que chamamos 'bug') na plataforma blogger, onde estamos hospedados.
Quanto à Certificação penso que você tem razão, quem sabe não queiram dificultar para reduzir a folha de pagamento rs
Concordo em parte contigo sobre a exigência do nível superior. Penso que deveria ser exigido a todos ('titular' e substituto). Aí podem dizer que a maioria dos funcionários não possuem curso superior. E eu rebateria dizendo que, além de ser necessário hoje em dia, o Estado deveria ter a obrigação de oferecer este nível aos seus funcionários, como o fizeram anos atrás como o PEB-I. À época todos foram graduados com diploma de nível superior. Por que não com os funcionários. Temos que lutar por isso e não rebaixar escolaridade.
Abraços na alma, meu amigo!

Anônimo

CONCORDO EDSON DEVERIA FORNECER P/ QUEM NAÕ TEM JA QUE QUEREM EXIGIR TANTO NUMA CERTIFICAÇÃO DE NIVEL DE 2º GRAU E COMO NÃO NOS DÃO VALRO NAÕ VÃO FAZER ISSO TENHO CERTEZA E POR ISSO TAMBÉM NAÕ FIZERAM O CONCURSO P/ ECONOMIZAR P/ OS COFRES PUBLICOS SEMPRE QUANDO SE TRATA DA EDUCAÇÃO.
CONCORDO QUE O SALARIO BASE DO AGENTE DEVERIA SER $ 1000,00 E A GRATIF. DE GERENTE DEVERIA SER MENOR QUEM SABE UNS $ 600,00 P/ NAÕ HAVER MUITA DISCUSSÃO. ESTOU DE GERENTE PQ. EU SOU SECRETARIO E ESTAVA NA ATIVA NA EPOCA.
ATT.
ALEX

Ana

É incrível como este governo não inspira confiança. O que me passou pela cabeça foi exatamente isto:- Ele só inventa "moda" para levar vantagem. Parece outra jogada, para economizar, e se poucos passarem, ótimo, o serviço terá que ser feito como sempre foi, até hoje.

Anônimo

Tenho uma dúvida.
tive uma justificada no dia 02/02/2011, sou AOE- efetivo e queria saber se posso prestar a prova por esse motivo...pois dizem que tem que ter um ano de efetivo exercício e a justifica interrompe-o. È verdade mesmo isso?
Desde já agradeço.

Gustavo-Mogi Mirim/SP

Anônimo

GENTE BOA NOITE,ALGUEM PODE ME AJUDAR,ONTEM ESTAVA DISPONIBILIZADO O MATERIAL DE APOIO NO ENDEREÇO DISPONIBILIZADO NO EDITAL AGORA ACABEI DE OLHAR E RETIRARAM DEIXANDO APENAS A LEGISLAÇÃO .SABEM O QUE ACONTECE?PQ RETIRARAM?ERA UM BOM REDIRECIONAMENTO PARA TODOS...AJUDEM/!!!!!!!
ABRAÇOS

Edson F.

Andreia B.,
só corrigindo, o Diretor indica e o Dirigente designa.
Alex,
concordo em gênero, número e grau contigo, amigo.

Gustavo,
ainda não há regras específicas. Penso que o Recursos Humanos dirimirá as dúvidas no site. De qualquer maneira, sua justificada foi dia 02/02 e o Edital publicado dia 01/02 (data-base para as exigências). Abração!

Anônimo 19, por favor sempre que possível se identifique, ok!houve, sim, a retirada dos links. Por outro lado, eles compilaram (e melhoraram) as referências. É só clicar em "Matriz de Competências e Matriz Bibliográfica - GOE - 2012". Solicitará para salvamento no PC. Colocarei, em forma de atualização deste Post/Artigo o documento em sua íntegra para consulta. Abraços.

secretaria

Alguém sabe me dizer se existe alguém montou alguma apostila p/ estudar?

MICHELLE

SOU EFETIVA NO CARGO AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, ENTREI EM 2009, POSSO ME CANDIDATAR A GERENTE?

Edson F.

Secretária,

penso que as iniciativas para estudos terão que partir de nós mesmos, através de grupos de estudos localizados em cada região, enfim...
Ao que parece a SEE só disponibilizou o material (matriz) e se limitará a isso. Qualquer novidade postaremos, ok!
Abração na alma!

Michelle,
até agora, pelo que vimos publicado, você preenche os requisitos, sim!
Abraços na alma!

Solange

Edson, parabéns

Estou adorando a idéia de compartilhar minhas dúvidas com mais pessoas, pois não temos onde buscar respostas. Teu blog nos ajuda muito. Voltando a designação , vc sabe se saira alguma resolução estabelecendo critérios para o diretor fazer a indicação?

Um abraço

Edson F.

Solange,
sinta-se sempre bem-vinda aqui.
Quanto ao seu questionamento, ainda nada saiu a respeito. E penso que, mesmo que surja algo normatizando essa indicação, será tão genérica que nada acrescentará ou definirá pontos objetivos dessa indicação. Bjs na alma!

Anônimo

EXISTE ALGUM SIMULADO SOBRE ESSA TAL CERTIFICAÇÃO? EM CASO NEGATIVO, POR QUE NÃO SE FAZER UM COM CONTEÚDO APROXIMADO DO QUE SERIA ESSA PROVA, SÓ PARA SE TER UMA IDÉIA DO QUE É ESSE MONSTRO QUE ESTÁ ASSUSTANDO MUITA GENTE.

lili Rebuá

Caro colega, eu passei no concurso de 2009, porém, fui chamada para lotar a vaga por contrato determinado por um ano que acabara em 7 de maio de 2011. Depois disso, a lista correu novamente para o efetivo agora no final do ano, e graças a isso consegui a minha efetivação. Será que posso concorrer para o concurso de Gerente escolar?
ABRAÇOS!!!

Anônimo

Minha escola está sem Gerente(pediu para cessar a designação),o Secretário está em licença saúde até 16/03. Pergunto: Pode haver designação de outro Gerente?

Edson F.

Anônimo 27, sempre que possível se identifique, por favor, ok!
sua ideia é interessantíssima. Nós, do blog, não temos condições técnicas de fazer isso, mas está aí jogada a semente, quem sabe o governo nos ouça. Abraços.

Lili Rebuá
infelizmente não pode. Tem que haver 01 ano consecutivo, na data de publicação do Edital. No seu caso, houve interrupção. Abraços.

Anônimo 29, por favor sempre que possível se identifique.
Não pode haver designação. Somente após o término do Processo de Certificação, que está ocorrendo no momento, que haverá novas designações. Abraços.

MICHELLE

ME DISSERAM QUE SE EU PASSAR NA PROVA DE CERTIFICAÇÃO DE GERENTE, POSSO IR PARA OUTRA ESCOLA NA QUAL NINGUÉM PASSOU SÓ QUE PERDE ALGUNS BENEFÍCIOS COMO VALE TRANSPORTE E O ALE. ISSO PROCEDE?

Edson F.

Michelle,
O artigo 16, do Decreto 57.462 (GOE), diz:
"Artigo 16 - O servidor designado em unidade escolar adversa da que lhe é de classificação não fará jus à ajuda de custo prevista no artigo 149 na Lei nº 10.261, de 28 de outubro de 1968, e no artigo 22 da Lei nº 500, de 13 de novembro de 1974."
Essa ajuda de custo não tem que ver com auxílio transporte ou diárias e, muito menos, com o Adicional de Local de Exercício (A.L.E.). Trata-se de um benefício que raramente o Estado paga (eu mesmo em 20 anos de Estado nunca soube de alguém que o recebesse) àqueles que, por interesse da administração, passa a ter exercício em nova sede. Penso que se trate mais, neste caso, de ajuda de custo (transporte) quando, em virtude de cursos como o PDG-Secretário ou PAP-AOE houve o pagamento deste benefício àqueles que tinham sede fora do município do curso em questão.
Abraços na alma!

FRAN

TEM DUAS FUNCIONÁRIAS COM NÍVEL SUPERIOR NA ESCOLA QUE TRABALHO E ESTÃO ESTUDANDO FEITO LOUCAS TIVERAM AFASTAMENTOS COMO NOJO, JUSTIFICADAS E ATESTADO MÉDICO EM 2011. ELAS PODERÃO FAZER A PROVA?

Edson F.

Fran,
ainda temos que aguardar. Há informações contraditórias que logo serão resolvidas. Vamos aguardar. Abraços na alma!

ALINE

VALE REALMENTE A PENA FAZER ESSA PROVA? QUAL O VALOR DO SALÁRIO DE UM GERENTE? EU POSSO ESCOLHER OUTRA ESCOLA QUE NINGUÉM CONSEGUIU PASSAR?

Edson F.

Aline,
o salário do funcionário que está designado depende de seu tempo de serviço, pois envolve Adicionais, Sexta-parte etc. As gratificações têm os seguintes valores (que são 'aumentadas' de acordo com as variáveis que citei acima):
-Hoje a gratificação é de R$ 843,91.
01/07/2012, gratificação passará a ser de R$ 886,10;
01/07/2013, de R$ 939,27;
01/07/2014, de R$ 1.005,02.
Bjs na alma!

Edson F.

Complementando (a Aline):
uma U.E que não tenha certificados, quem irá indicar e designar será o Dirigente. Você poderá, claro, se for indicada, ser aproveitada nesta outra U.E. Abraços

Renata

gostei muito desse blog parabéns...
Gostaria de comentar que as exigencias para a inscrição não constam no edital!!! há ainda muitas duvidas...porém esse blog está nos ajudando muito a esclarece-las...obrigado.

Socorro

gente fiz minha inscrição, preenchi o curriculo, e no curriculo ta pedindo formação superior e não tem como preencher pois so tenho enino médio. O que fazer? esta correto preencher só a experiencia profissional?

me respondam por favor

Edson F.

Renata,
as exigências constam, sim, veja:
http://1.bp.blogspot.com/-DRFaKF1qqnc/TzXViBqbr8I/AAAAAAAAAqM/pX1YTf82iDU/s1600/imagem.JPG
(copie e cole em seu navegador)
Bjs na alma!

Socorro,
o Recursos Humanos prometeu disponibilizar no Currículo a opção Ensino Médio. Bjs na alma!

Anônimo

ESTOU COMO GERENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR SOU FUNCIONARIO PUBLICO DESDE 1991 E ESTOU INVERGONHADO DE SER SERVIDOR PUBLICO E DECEPICIONADO COM ESSE BONUS RIDICULO QUE ESSE GOVERNADO NOS DEU SOMOS AVALIADOS POR DESENPENHO DE PROFESSORES. E ALUNOS QUE QUE NA MAIORIADAS VEZES VÃO PARA A ESCOLA APENAS POR IMPOSIÇAO DOS PAIS POR UMA BOLSA FAMILIA TRABALHO DOBRADO NEM SE QUER TIRO MINHAS ABONADAS PARA QUE PARA SER AVALIADO POR DESEMPENHO DOS OUTROS RIDICULO MAS NOSSA CATEGORIA E DEZUNIDA E O SINDICATO TAMBEM NAREGOU A ESCOLA NAS COSTAÃO ESTA NEM AI PRA CATEGORIA VERGONHOSO SE EU PUDESSE DEVOLVERIA ESSA MIXARIA!!!

Anônimo

ESTOU PREOCUPADA PORQUE AS PESSOAS ESTÃO ACHANDO A PROVA UM POUCO DIFÍCIL, E SE TIVER UM BAIXO NÍVEL DE APROVAÇÃO? COMO VAI FICAR A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS?

Edson F.

Anônimo 43,sempre que possível, se indentifique!
caso não haja certificados em nº suficiente, o diretor de escola é que desempenhará as funções de GOE, isto é, nada mudará. Apenas o governo economizará $ pra investir em baboseiras, como tem feito sempre. Abraços

Anônimo

Olá Edson Fiz 40 pontos na prova de AOE, trabalhei 4 meses como temporário,isso pode me ajudar? conta ponto? Com apenas 40 pontos posso ser chamada, mesmo que seja daqui há algum tempo? Obrigada

Anônimo

Edson primeiramente obrigada pelas informações, Na prova de agente escolar de mogi das cruzes que teve este ano, fiz 52 pontos, onde o total eram 100, estou habilitada, mas era cadastro reserva, vc acha que há alguma chance de ser chamada? Ou devo ir tentando o temporário...

Edson F.

Anônimo 45, sempre que possível se identifique, ok!
sugiro que dê mais uma olhada no Edital e nas Instruções Especiais do Concurso, mas os pontos são contados 1 por ano trabalhado.Você foi aprovada, mas é difícil precisar se será chamada, pois há inúmeras variáveis no processo: desistências, aumento do número de vagas no decorrer, enfim. De qualquer maneira, mantenha a fé. Abraços.

Anônimo 46, sempre que possível se identifique, ok!
é complicado afirmar algo, pois não sei quantas vagas estavam sendo oferecidas, qual o número de aprovados, enfim. Torço para que consiga. E não desista, continue tentando.Abraços

Anônimo

Obrigada Edson pelas resposta, nos ajudam muito,e vou continuar tentando sim.

Anônimo

Olá Edson sou Edna...
Eu gostaria de saber se existe alguma nova lei que diz quanto tempo o temporário tem que esperar para exercer novamente, continuam sendo os 200 dias? já trabalhei um ano, mas faz três meses que terminou meu contrato, se me chamarem não posso ir??

Edson F.

Edna,
infelizmente a "duzentena" ainda existe para os funcionários. Ao contrários dos professores que puderam, excepcionalmente, serem recontratados. O governo, no caso deles, reduziu essa duzentena, uma vez que há necessidade de docentes na rede é algo que beira o absurdo. Para nós não alteraram nada porque não nos consideram importante, ao que parece. Abraços na alma!

Anônimo

ola , meu nome é maraisa e sou agente de organização


vc sabe alguma coisa do resultado da prova do gerente de escola???

Edson F.

Maraisa,
veja no mais recente post/artigo do Blog:
http://ads.tt/EA1tIQ (copie e cole em seu navegador). Abraços

sabrina

olá, sou agente ecolar aqui no litoral sul (Peruibe) e fiz a prova de certificação...deixa eu tirar uma dúvida
mesmo sem ser designada, meu salário vai aumantar ou somente com a designação na função de gerente?

Edson F.

Sabrina,
o salário-base terá reajuste de 5% em julho, recebimento em agosto, para todo o QAE, independente de designação de GOE. Abraços.

Adm2009

CONSEGUI OS SEGUINTES RESULTADOS NA PROVA DE CERTIFICAÇÃO, GOSTARIA DE SABER SE POSSO ENTRAR COM ALGUM RECURSO PARA REVISÃO DE NOTAS OU ALGO PARECIDO, VISTO QUE OBTIVE UMA PORCENTAGEM MAIOR DO QUE A EXIGIDA E EM APENAS UM ITEM FIQUEI ABAIXO DO ESPERADO, COMO SE PODE CONFERIR ABAIXO:
RESULTADO OBTIDO
Interpretação de Texto 100,00%
Informática básica 75,00%
Noções de Administração Pública 74,00%
Gestão da Vida Escolar 70,00%
Gestão de Recursos Humanos 75,00%
Gestão do Atendimento 63,00%
Gestão de Recursos Internos 23,00%
Geral 77,00%

RESULTADO EXIGIDO

1.1. Interpretação de Texto: 50 % (cinqüenta por cento);
1.2. Informática Básica: 30% (trinta por cento);
1.3. Administração Pública: 30% (trinta por cento);
1.4. Gestão da Vida Escolar: 50 % (cinqüenta por cento);
1.5. Gestão do Atendimento: 40% (quarenta por cento);
1.6. Gestão de Recursos Humanos: 30% (trinta por cento);
1.7. Gestão de Recursos Internos: 30% (trinta por cento).

LUIZ HENRIQUE DA SILVA
AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
RG-203380563
EE DR ALFREDO PUJOL - PINDAMONHANGABA

Edson F.

Luiz Henrique
Quanto aos recursos, o Edital foi claro: somente com relação às questões. Não concordo, mas diante da filosofia da Certificação - que é manter-se sigilosas questões, recursos somente no período da prova (exame) - não me estranha que realmente não seja possível. Mas talvez, publiquem algo que contrarie tudo isso, quem sabe.
Olha, continue acompanhando tudo sobre o resultado da Certificação no mais recente artigo/post sobre o tema, em:
http://govsp.se/1d6a9 (copie e cole em seu navegdor, sugiro o Google Chrome) Abraços.

Anônimo

a designação pela dirigente para ir para outra UE,obedecerá quais critérios?

Edson F.

Anônimo 57,sempre que possível se identifique, ok!
ainda resta a Resolução do Sr. Secretário da Educação para normatizar as indicações do Diretor e, esperamos, também a designação do Dirigente. Sugiro que acompanhe os novos artigos/posts sobre o tema, pois conforme novos são inseridos as participações migram para eles e a dinâmica dos comentários é bem mais rica. Abraços.

Anônimo

OUVI UM COMENTARIO QUE OS GERENTES DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR QUE NÃO PASSOU NA PROVA VAI CONTINUAR ATÉ DEZEMBRO DE 2012 E APÓS ESSE MÊS QUE SERÃO CESSADOS

Graciele Luz

Olá ,como fico sabendo quando terá outro concurso pra GOE,e se este concurso é a cada 3 anos.
Desde já agradeço

Postar um comentário

SUA PRESENÇA É IMPORTANTÍSSIMA.
PARTICIPE. CRITIQUE. OPINE.

R E G R A S:

COLOQUE SEMPRE QUE POSSÍVEL SEU NOME.
COMENTÁRIOS OFENSIVOS SERÃO SEMPRE DELETADOS
Os comentário/opiniões aqui expostos não refletem, necessariamente, a opinião do autor.
REFIRA-SE ao assunto do Post/Artigo.
COMENTÁRIOS ALHEIOS ao assunto do Post/Artigo SERÃO IGNORADOS e NÃO RESPONDIDOS PELO AUTOR DO BLOG.
COMENTÁRIOS com dúvidas já dirimidas ou já constantes no conteúdo (banco de dados) do Blog SERÃO IGNORADOS e NÃO RESPONDIDOS. Recomendamos que utilizem "Ctrl+F", quando estiverem numa página (Post/Artigo) e digitem parte de sua dúvida (uma palavra já é o suficiente). Além disso, utilizem o "Perdidos & Achados" (lado direito da página), "Índice" ou a caixa de pesquisa denominada "O que você procura"

PESQUISE OUTROS TEMAS EM
ÍNDICE


SE PREFERIR (Mas só após Pesquisa Intensa em 'ÍNDICE', em 'PERDIDOS & ACHADOS' ou na caixa de pesquisa denominada "O que você procura") ENTRE EM CONTATO(desativado)

OBS.: ....ALGUNS POSTS/ARTIGOS POSSUEM MAIS DE 200 COMENTÁRIOS. NESTES CASOS HAVERÁ, NO RODAPÉ DO ÚLTIMO COMENTÁRIO/OPINIÃO, A INDICAÇÃO DAS PÁGINAS SEGUINTES/ANTERIORES.

COMUNICADO IMPORTANTE DO BLOG: LEIA COMUNICADO

LEIA AS REGRAS COMPLETAS: ACESSE PRINCÍPIOS E
PRIVACIDADE


ATENÇÃO ! ! !....Para destacar alguma palavra e/ou frase dentro do seu texto de comentário aplique as TAG´s < i > < b > < /i > < /b >, antes e depois, respectivamente, do que deseja realçar. Importante: junte os caracteres entre as teclas (símbolos) <(maior) e >(menor). Se o seu teclado não as possui, utilize os atalhos <= Alt+60 >= Alt+62

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.